O título é curioso! Parece uma guerra! Reparem só os seguintes títulos, encontrados na SIC!
Professores vão continuar a lutar!
O mais engraçado é que tudo está relacionado com a avaliação do desempenho dos professores!
Pessoalmente, não acredito que interesse aos professores que não haja avaliação! Todos querem ver o seu mérito valorizado! Só os maus profissionais não a querem!
O que os professores não querem, de todo, é a avaliação que lhes foi imposta! Em primeiro lugar, não querem porque os critérios de avaliação não foram baseados na experiência dos próprios professores, mas sim, impostos por uma equipa ministerial (afinal, não são os próprios professores as pessoas indicadas para saber quem trabalha pior ou melhor?) ! Em segundo lugar, não querem, pois os critérios escolhidos assentam numa base burocrática, que não visa avaliar os professores mas sim controlar o número de professores que progridem na carreira!
A mesma democracia que permitiu que este governo tenha assumido o poder com a maioria absoluta, impede que esta avaliação possa continuar, senão vejamos: O número aproximado de professores em Portugal deve rondar entre os 140.000-160.000. Ora, de acordo com a SIC, cerca de 120.000 professores estiveram em Lisboa no último 8 de Novembro! Ora, cerca de 75% – 85% dos professores foram lá protestar!
Será que 75 % (85 %) da classe docente deste país é medíocre e teme ser avaliada? Ou será que apenas consideram injusto o mar de burocracia a que foram submetidos pelo sistema de avaliação em vigor? Será que este governo é tão bom que só ele detenha a verdade?
Os professores são profissionais do ensino e é dessa forma que sustentam a sua família! Quando deixarem o ensino, dificilmente irão assumir a presidência de bancos ou de empresas como alguns políticos conhecidos já fizeram… Eles estão no ensino e vão permanecer lá até a reforma!
Não me parece justo que sejam os políticos a dizer como os professores devem ser avaliados! Por que não criar uma “Ordem dos Professores” e organizar de uma vez por todas a avaliação?
MR