Escrevo este texto no dia 30 de setembro – véspera de eleições…
Hoje não posso escrever sobre partidos, nem comentar propostas, mas posso trazer ao vosso conhecimento os meus pontos de vista sobre política!
Como é de conhecimento público, nem sempre tivemos a liberdade de trocar ideias sobre assuntos relacionados com a política… Em algumas ocasiões da nossa história, o regime político vigente, antidemocrático, determinou mesmo que as liberdades públicas de expressão, de reunião e de associação fossem limitadas.
Uma das ocasiões mais recentes e conhecidas foi a vivida durante o regime salazarista, que terminou a 25 de Abril de 1974, com uma duração de quase 50 anos. Nessa altura, a atuação da polícia política foi tristemente famosa…
Mas, neste momento, o nosso sistema político é a democracia, o que implica que o governo do povo é exercido por políticos em nome do povo e para o povo!
Espero, sinceramente, que, tendo na memória os tempos em que tal não era possível, cada português exerça o seu direito de voto e vote em consciência naquela que considera a melhor opção!
A saúde, a educação e os transportes (entre outros temas essenciais para o povo) estarão dependentes da opção dos eleitores e a política que resultará dessa escolha influenciará os próximos anos da nossa vida, enquanto homens e mulheres pertencentes a uma sociedade democrática…
Cabe ao eleitor a escolha dos seus representantes… estamos em eleições autárquicas e considero que a escolha referida não é uma tarefa fácil. Para evitar erros e evitar cair em armadilhas, é necessário fugir das «politiquices vazias» e realizar uma análise fria e desapaixonada das candidaturas, tendo em conta os candidatos (e o seu historial), as ideias que defendem, as pessoas que os apoiam e as propostas que realizam no que se refere à sua utilidade e exequibilidade.
Neste sentido, o leitor (eleitor) é a pessoa mais importante do mundo! Depende de si o futuro de todos nós e é consigo que eu e os demais habitantes de Portugal (e de Penafiel, em particular) contamos para ter uma vida melhor!
Exerça o seu direito e defenda os seus interesses! Vá votar!